Beatriz lidera manifestação contra o padre





Joana sente-se perdida e arrependida por aquilo que fez… a denuncia do Padre Artur.
Mais tarde chorosa, sentindo-se cada vez mais culpada e angustiada  vai desabafar com Marta e contar-lhe tudo o que fez ao padre.

Rosario explica a Julieta que decidiu tirar o curso de literatura e para tal vai pedir opinião a João Belmonte.
Entretanto Rosário  vai falar com João e este explica-lhe melhor do que trata o curso e aquilo que ela irá estudar quando entrar na faculdade. Rosário entusiasmada  aproveita para pedir ao irmão Belmonte que a ajude na preparação para o exame de português. João fica hesitante mas acaba por aceitar com todo o gosto.

Alistair em conversa com Gustavo pergunta-lhe a opinião sobre se Miguel será pessoa de confiança ao que o advogado responde que o chefe da família Milheiro irá até ao fim do mundo para recuperar o nome da família e também para ter muito dinheiro.

Paula anda feliz e decide ir até á vinha para se inspirar, conseguindo escrever o conto que lhe faltava para a publicação do livro.

Logo a seguir à denuncia de Joana sobre Artur, aparece o Padre Trofa, para falar com ele. Tomás informa-o que o Padre Artur foi almoçar à estalagem e este dirige-se para lá. Encontra Artur sentado com Francesca  para tentar convencê-la a ficar. Surpreendido com o visitante dirige-se a ele e depois de algumas trocas de palavras confessa ao seu superior que tudo o que lhe contaram é verdade mas pertence ao passado. Estava naquele momento a esclarecer a situação e a pedir á mãe e ao filho para voltarem ao seu país. O Padre Trofa aceitou a explicação e desejou sorte a Artur.
A conversa do Padre Artur com Francesca e Arturo não corre muito bem. O padre sugere que eles regressem ao seu país pois como perceberam está com problemas eclesiásticos mas o filho diz-lhe que quer ficar. O pai aconselha-o a ir pois tem a certeza que o envolvimento deste com Joana não vai correr bem e que só o vai  magoar, provocando alguns ciúmes em Francesca. Artur cansa-se da conversa e levanta-se, saindo e deixando-os espantados com a reação.

Na receção, Inês sente o bebé mexer-se na barriga e deixa Lucas muito preocupado. O rapaz fica a tomar conta da entrada do escritório enquanto a rapariga vai ao médico. 

Enquanto Beatriz,  mesquinha, consegue mover uma multidão para o largo da igreja e todos gritam, pedindo justificação ao padre sobre a ”namorada” e o filho Artur conta ao seu superior na sacristia toda a história do seu passado mas a sua vocação continua e está intacta e que está disposto a aceitar as criticas do povo.

Tomás vai a correr à sacristia para pedir ao Padre Artur que vá ao largo mas, nesse momento chega João que fica negativamente admirado com todo aquela movimentação de gente  e decide, antes de Artur chegar, “pregar” perante todos, a admiração que tem pelo padre daquela igreja e o seu espanto para com aquela atitude das pessoas e convidando a quem não tiver errado a atirar a primeira pedra. Todos se resignam e se afastam e o assunto é dado por terminado pelo Padre Trofa. João e Artur sorriem cúmplices.

A gravação do anúncio de Luísa corre muito bem. No final o realizador pede-lhe o seu número de telefone, deixando a rapariga constrangida mas feliz.

Carlos leva Luísa a Estremoz e entra em casa pronto para fazer uma surpresa a Inês. Lucas comenta com o irmão que Inês passou mal o dia e este fica preocupado mas ao ver a mulher melhor, diz-lhe que o médico lhe disse que ele não pode ter bebés, deixando Inês pálida e incrédula.