Depois do choque de ver Francesca e o filho a entrarem na igreja, o padre continua a celebração como se nada se passasse.
João sente-se na obrigação de explicar à família que ele e Paula estão agora a conhecer-se e que esteve com ela no dia anterior pois precisou da sua ajuda para tratar de um assunto delicado. Entretanto Sofia, leva a filha para o quarto para lhe dizer que se sente feliz com a relação dela com João e que a apoia. Paula fica um pouco desconfiada das boas intenções da mãe as esta confessa-lhe que gosta muito de João e que o seu maior é ver a familia Belmonte unida e feliz.
Na sala, os irmãos Belmonte conversam animados e põem João ao corrente de todas as novidades que ocorreram durante a sua ausência. João aproveita e diz que vão ter três visitas para o almoço saindo de seguida para visitar a quinta. João vai visitar os cavalos e tenta arranjar uma explicação para a morte do seu cavalo que muito amava. Em conversa com Fernando e este diz-lhe abertamente que desconfia de Julieta, tal como os irmãos.
Depois da prova de vinhos da noite anterior, Joana e Marta não deixaram a adega limpa. João chega repara que tudo está desarrumado, sujo e com garrafas abertas. Ouve uns barulhos e encontra Joana a tentar arrumar tudo. Esta pede desculpa e enerva-se ao contar o que sucedeu e acaba por desabafar com o patrão sobre o seu amor platónico com o Padre. João conversa com ela e depois de esta estar mais calma João obriga-a tirar uma semana de férias.
Anabela e Miguel regressam da missa e são surpreendidos pelas filhas que lhes prepararam o almoço. Mais tarde Alistair vai a casa dos Milheiro e é recebido muito bem por Miguel mas Julieta continua desconfiada do inglês. Na conversa, algo petrifica Julieta: o anúncio do regresso de João.
Gustavo conta a Alistair que vai ser responsável pelos negócios da pedreira com os árabes. Alistair não percebe em como isso poderá ser útil mas Gustavo explica-lhe o objetivo de desvalorizar a empresa, vendê-la ao inglês e depois voltar a valorizá-la com um novo plano de progressão que já está a ser preparado.
Rafael começa o seu trabalho no restaurante de Beatriz, perante o olhar feliz da mulher
.
Depois do almoço em casa dos Belmonte, Artur resolve contar a todos a verdade sobre Francesca e Arturo. Todos ficam estupefactos com a notícia mas o padre diz que se sente no meio de amigos e por isso sentia que devia mesmo contar-lhes o sucedido.
A sargento Susana e Hugo continuam a investigação sobre a morte de Laura. Hugo desconfia de Alistair porque, tudo tem acontecido desde que este chegou. Susana diz que não são provas suficientes para este ser tomado como suspeito porque tanto Laura como Raquel tiveram alguns dissabores com os e, por isso, também eles são suspeitos.
Em casa dos Belmonte todos recebem muito bem os italianos amigos de João e do Artur. Lucas convida Arturo para um passeio a cavalo e João pede à família que saia da sala para dar espaço a Artur e Francesca para conversarem.