O inspetor Oliveira procura pistas
Sofia interrompe o interrogatório perguntando o que se passa. José farta-se de tanta conversa e diz ao inspetor que da próxima vez que queira falar consigo que traga um mandato. O inspetor Oliveira pede, no entanto, para falar com Joana, pois soou ter saído da sua boca o boato de que José tentara abusar de Raquel. Joana desmente tudo e diz que naquela terra o que mais correm são boatos.
O inspetor continua o interrogatório e fala do Anjo Negro. Joana diz não saber mais do que todos os outros habitantes da terra e, quando o inspetor sugere que esta seja o Anjo Branco, exalta-se dizendo que não acha normal toda aquela conversa.
Carlos acha toda esta situação dos interrogatórios do inspetor Oliveira demais e, por conselho do advogado, dá por terminado o interrogatório dizendo que a partir deste momento só vão colaborar com uma ordem judicial.
Susana sabe que o inspetor Oliveira está na cidade e pede a Hugo para ir à adega ver o que se passa. Quando Hugo chega, o inspetor diz-lhe que queria mesmo falar com ele.
Rosário vai à redação do Aquém-Tejo Digital e encontra Lucas sozinho. Tenta conversar com o rapaz e diz-lhe que está a pensar estudar jornalismo e que gostaria de fazer uma espécie de estágio no jornal. Lucas nega à primeira mas depois começa a magicar qualquer coisa e promete pensar no seu caso, desde que Rosário o deixe em paz.
Pedro, Carlos e Sofia interrogam Joana sobre o facto desta ter desmentido Marta perante o inspetor. Sofia pergunta-lhe se Marta tinha problemas e Joana afirma que sim. Engole em seco quando lhe perguntam que tipo de problemas.
Lucas aproveita uma pausa no trabalho para ir ao café. Acaba por confirmar com Beatriz que Luísa vai mesmo trabalhar para lá. A dona do café fala enquanto Lucas lê um jornal e, nele, lê a notícia de que Paula anda envolvida com o seu meio irmão. Fica preocupado e sai disparado com o jornal na mão.
O inspetor Oliveira interroga Hugo sobre a tentativa de abuso de José a Raquel. Hugo nega tudo e diz que o que escrevera na altura no jornal foi através de fontes que lhe contaram. O inspetor pergunta se o Anjo Branco poderá ser Joana e Hugo diz ser um disparate. No final da conversa Hugo confidencia ao inspetor que este está a investigar o Belmonte errado.
Pedro conversa com Carlos e sugere que se faça uma corrida às lebres para promover o parque cinegético, como nos tempos do pai. Carlos acha uma ótima ideia e apoia o irmão.
Joana vai ao Olival pedir desculpa a José pelo problema arranjado por Marta ao ter dito que ela tinha sugerido que o patrão tentara abusar de Raquel. Joana justifica-se e José desculpa-a.
Lucas está desorientado e irritado com a notícia que leu no jornal. Hugo tenta acalmá-lo mas sem sucesso.
Paula também lê a notícia e fica irritada e enojada. Já a reação de João é igualmente parecida. Lucas tenta confortar o irmão mas também ele se sente ofendido com a situação. Nesse momento Paula telefona a Lucas, este atende mas percebe que João não quer falar com a namorada. Quando desliga pergunta ao irmão se está tudo bem. Este diz que sim.
O inspetor Oliveira não desiste e resolve falar também com o Padre Artur que está no café e que também já sabe da notícia sobre João no jornal. Artur descredibiliza a existência de um Anjo Negro e diz ao inspetor que tem assuntos importantes para tratar.
Antes de se deitar, Hugo vai até à gaveta onde tem guardada a roupa de Anjo Negro e resolve pegar nela. Nesse momento entra Joana que o apanha em flagrante.
Fonte: Resumo do episódio da telenovela Belmonte partilhado da TVI Portugal