Mais uma égua morta
Carlos não recebe nada bem as acusações de Inês. Sente-se ultrajado e faz-lhe sentir isso. Ela não se incomoda muito com a reação dele e diz-lhe que é bom que ele tenha algum dinheiro de parte, pois os tratamentos de infertilidade não serão nada baratos. Ele fica confuso com o rumo que a conversa leva e não reage.
Sónia mostra a José as conclusões a que está a chegar e ele fica muito entusiasmado. Ela tem muitas ideias que ajudam a equilibrar as finanças do grupo e José quer que ela o acompanhe na reunião do dia seguinte. Embora relutante, acaba por aceitar acompanhar o namorado e expor as suas ideias.
Fernando entra de rompante na casa da herdade, portador de uma notícia que deixa todos perplexos. A Palmira, uma das éguas da família, está morta. Saem todos a correr e quando José e Sónia descem, é Maria quem lhes explica o que se passou. Ficam ambos em choque ao saber que Julieta havia ido lá a casa no dia anterior.
Julieta, na casa do pai, recebe um telefonema de João a informar que a égua está morta e que todos lá em casa suspeitam dela. Fica indignada por acharem que seria assim tão parva ao ponto de envenenar a égua, justo no dia em que ia fazer a vistoria de rotina.
Ao verem o estado em que Julieta fica com a notícia, Anabela e Miguel impedem-na de sair e de ir de imediato ter com os Belmonte. Para tentarem perceber o que se passou ao certo, perguntam à veterinária se ela teve algo a ver com a morte da égua ou com a morte do cavalo de João. Ela desvia o olhar e fica em silêncio.
Gustavo conversa com Joaquim e alerta-o para a possibilidade de voltar a trabalhar no parque cinegético. Joaquim alegra-se com tal possibilidade e aproveita a ocasião para questionar o advogado sobre algumas questões referentes a divórcios. Gustavo termina, deixando Joaquim mais tranquilo e dizendo-lhe que o irá representar no processo.
Flip vai ao jornal para propor a Hugo algo novo: o hippie pretende escrever para o jornal à luz das aulas que tem dado. Hugo não fica agradado com a proposta e diz-lhe que tal sai fora do âmbito do jornal. Flip fica ainda mais transtornado ao perceber que Íris concorda com Hugo e não o apoia.
O inspetor Oliveira procura Susana e diz-lhe que já têm o plano de ação. Agora só precisam de ultimar uns pormenores e depois terão de pôr ao corrente Miguel e a esposa.
Na estalagem, Ana decide ir ao ginásio sozinha, alegando que Verónica está em muito melhor forma que ela e como tal, tem que trabalhar mais para chegar a esse nível.
A reunião do grupo Belmonte tem lugar e todos ficam admirados com o trabalho e desempenho de Sónia. Decidem vender o parque e pedem a Sónia que elabore um plano orçamental alargado para o grupo. Ela aceita, apesar de dizer que não sabe se estará à altura do desafio.
Depois da reunião, Lucas vai ao jornal e informa Hugo que pode avançar com a investigação e publicação de notícias sobre o grupo e o desfalque. Informa ainda que tanto ele como os irmãos estão disponíveis para prestar declarações e esclarecer todas as dúvidas relativas ao que se passou e o que estão a fazer para o futuro.
Julieta vai finalmente à herdade e fala com Fernando e com Inês. Ao aperceberem-se que o que matou a égua foi um produto que eles tinham na herdade, decidem ir averiguar se o mesmo ainda se encontra lá ou se foi usado.
Paula e Sofia desconfiam das intensões de Sónia. A professora parece não convencer Sofia, que acredita que tudo isto faz parte de um plano maior. Para Sofia é impossível Sónia gostar de José e este plano de salvação para o grupo parece-lhe muito suspeito.
João procura Íris e diz-lhe que terá mesmo que falar com o pai dela, pois não conseguiu encontrar nada em Lisboa sobre o seu pai biológico.
Fonte: Resumo do episódio da telenovela Belmonte partilhado da TVI Portugal